O papel de parede surgiu na China, como elemento decorativo, aproximadamente duzentos anos antes de Cristo. Era rudimentarmente produzido com papel de arroz, totalmente branco, portanto sem qualquer tipo de detalhe decorativo.

Posteriormente, ele passou a ser produzido com o pergaminho vegetal, ganhando cores e motivos. As pinturas do papel eram feitas à mão por artesãos, e depois vieram os carimbos de madeira decorativos, que eram embebidos em tinta para imprimir os desenhos. As tiras resultantes desse trabalho eram então coladas nas paredes, em substituição das originais que ornavam os palacetes de mandaris e ricos comerciantes.

A Europa passou a ter mais contato com a China a partir dos séculos XVI e XVII, e o papel de parede surgiu no continente europeu pelas mãos de comerciantes árabes, que aprenderam com os chineses a sua produção. Passou a ser usado para decorar parte das paredes, janelas e portas, substituindo as telas e as tapeçarias. Em 1630, foi inaugurada a primeira fábrica de papel de parede, a Papel-Toutisses, na cidade de Roven, França.

No Brasil, o papel de parede apareceu devido à forte imigração européia no final do século XIX. Porém, até 1930, a importação desse produto era pequena, em função dos altos custos, sendo em seguida esquecido por anos. Em 1960, com a modernização da indústria brasileira e com a redução dos custos, o papel tornou-se um popular revestimento decorativo de paredes.

As informações acima são da Art Papier.

Art Papier, juntamente com a marca consolidada, JVN Products, em parceria com a empresa alemã As Creation desde 1992, vem trazendo cada vez mais inovação, modernidade e luxo para o mercado brasileiro. Através desta parceria e de outras que foram surgindo posteriormente, busca oferecer aos clientes o que há de mais atual e moderno sobre Papel de Parede e revestimentos, tendências e decoração. Tudo isso com  grande interesse no trabalho sustentável, buscando sempre mais alternativas e soluções para contribuir com um mundo melhor! Trabalha com papéis de parede certificados com selos de proteção ambiental e qualidade, como por exemplo, o selo ecológico RAL-UZ35a e o selo de qualidade RAL GZ479, que obedecem as determinações da norma DIN EN71 aprovada pelo Deutsche Institut für Bautechnik.